AUTOMAÇÃO KARAKURI

REDUZINDO CUSTOS OPERACIONAIS E AUMENTADO A PRODUTIVIDADE

COMO FUNCIONA O KARAKURI?

Os mecanismos de Automação Karakuri ou Automação por utilizam o peso natural dos itens para obter uma automação simples, fazendo com que muitas tarefas que antes exigiam um operador possam ser automatizadas.

E como o sistema não utiliza eletricidade, a economia dos custos operacionais é ainda maior ao mesmo tempo que aumenta de produtividade.

CONCEITOS DE AUTOMAÇÃO POR GRAVIDADE

CONECTORES ARTICULADOS

É possivel, através da montagem de conectores e perfis, criar mecanismos que possibilitam o movimentos angulares e lineares. Sendo útil para uma ampla gama de aplicações.

POLIA E CONTRAPESO

Aplicando os conceitos de física de polia e contrapeso, é possível mover itens por longas distâncias ou alterar o esforço necessário para mover uma carga.

ORIGEM DO KARAKURI

O termo Karakuri foi criado no Japão do século 17 para descrever uma boneca que utiliza os princípios da gravidade, engrenagens e alavancas para se mover – o que acredita-se ser o princípio dos robôs.

Na prática, o brinquedo funcionava da seguinte maneira: o peso de uma tigela de chá colocada em uma bandeja faz com que a boneca se mova para frente por meio de molas enroladas em seus pés. Depois que o chá é bebido, a tigela vazia é colocada na bandeja novamente e o peso faz com que a boneca gire e volte à posição original.

De lá para cá a “brincadeira” ficou séria e a técnica passou a ser aplicada em diferentes tipos de indústrias para otimizar a linha de produção, evitando o uso de eletricidade. Ou seja: Karakuri representa a possibilidade de criar máquinas sem o uso de energia externa.

a origem do KARAKURI